Diabetes em Homens: Saiba mais!

O diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas em todo o mundo. E quanto melhor e mais cedo o diabetes for tratado, menos efeitos ele terá sobre o corpo. Caso o diabetes seja muito bem controlado, é bem possível que nenhum efeito negativo seja sentido.

Sobre o diabetes

Mais o que é diabetes? Diabetes é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

A falta da insulina, bem como a incapacidade das células do corpo em responder a insulina pode se manifestar na forma de açúcar elevado no sangue ou hiperglicemia.

Por ser uma doença perigosa o diabetes precisa de cuidados. Porem muitos homens estão vencendo a diabetes, mais antes de isso acontecer é necessário entender os seus sintomas.

Sintomas

diabetes sintomasVencendo a diabetes funciona, mais o diabetes pode produzir vários sintomas, muitos de seus primeiros sinais podem ser confundidos com outros problemas de saúde, e isso pode dificultar o diagnostico do diabetes.

Nos homens especialmente, o diabetes pode atacar a vida sexual, isso porque pessoas com diabetes têm mais probabilidade de ter problemas sexuais do que as que não têm diabetes.

O melhor jeito para saber se tem diabetes é através de exames. O diagnóstico laboratorial pode ser feito de três formas e, caso positivo, deve ser confirmado em outra ocasião. São considerados positivos os que apresentarem os seguintes resultados:

  1. glicemia de jejum > 126 mg/dl (jejum de 8 horas)
  2. glicemia casual (colhida em qualquer horário do dia, independente da última refeição realizada) > 200 mg/dl em paciente com sintomas característicos de diabetes.
  3. glicemia > 200 mg/dl duas horas após sobrecarga oral de 75 gramas de glicose.

Emagrecimento inexplicado e cansaço estremo, pode ser sintoma de diabetes em homens, devido ao fato que as células do corpo não estão absorvendo e utilizando a glicose da corrente sanguínea de forma eficaz, as células precisam da glicose para produzirem energia e por isso, uma incapacidade de absorver a glicose pode também resultar de fadiga e cansaço anormal.

Pacientes com Diabetes Tipo 2 não diagnosticado tem risco maior de apresentar acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio e doença vascular periférica do que pessoas que não têm diabetes. Isso reforça a necessidade de um diagnóstico precoce que permita evitar tais complicações.

Tratamento

tratamento diabetesPara o tratamento do tipo 2 diabetes, medicamentos como, sulfoniluréias, inibidores de alfa-glicosidase, biguanidas, tiazolidinedionas, derivados da D-fenilalanina pode ser recomendada, juntamente com insulina.

O diabetes em homens é tratada ou controlada com medicamentos e estilo de vida e mudanças na dieta.

Mais o principal tratamento para controlar a diabetes é seguir uma alimentação saudável que inclui alimentos e frutas e vegetais ricos em fibras e exercício regularmente, juntamente com a tomada dos medicamentos recomendados pelo médico. Ao mesmo tempo, é importante para reduzir a quantidade de alimentos açucarados e gorduras animais na alimentação.

No vídeo abaixo é falado de 5 alimentos que devem ser consumidos em qualquer alimentação, até mesmo para os diabéticos:

2 thoughts on “Diabetes em Homens: Saiba mais!

  1. Sofro de diabetes tipo 2 e só agora que consegui mudar radicalmente minha alimentação, me sinto bem melhor, mais essa doença é muito dificil. As vezes tenho muito desânimo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *